Rua Morás, n° 630 - CEP:05434-020 - Vila Madalena - São Paulo - Tel.: 3034-2110

domingo, 5 de dezembro de 2010

FORMATURAS DOS ALUNOS 4ªs SÉRIES 2010




Professora Lucila Ferreira, homenageia nossos brilhantes alunos que participaram da Jornada Matemática 2010


"OS CINCO MENINOS DE OURO"

Pais, familiares, diretores, coordenadora, professores, funcionários, queridos alunos.
Hoje todos juntos, felizes, aqui estamos para comemorarmos a vitória de uma jornada que ainda está no início.
"Jornada" como o Aurélio nos diz, "é o caminho que faz em um dia", isto quer dizer que paulatinamente vamos construindo nossas conquistas ou nossas derrotas durante o percurso.
Mas, com certeza não viemos aqui hoje para falar de derrotas e sim de con­quistas, e queremos justamente lembrar e deixar registrada a construção de uma Jornada Matemática, criteriosa, elaborada e bastante disputada que ocorre todos os anos com a participação de várias escolas, inclusive a nossa, e que pela primeira vez tivemos a felicidade de conquistarmos em primeiríssimo lugar as três etapas das quatro que compõe a mesma. 
E não pensem que faltou fôlego desses meninos para a conquista final. Não! Faltou apenas um detalhe que era importante e nós não percebemos, e isto fez com que ficássemos de fora da finalíssima. Mas para nós, isso não fez a menor diferença. As conquistas foram altamente significativas.
ANA PAULA MISSIAS SANTIAGO, DANIELLE DINIZ SILVA, JENNIFER VIEIRA BASTOS, LUIZ CASSIO GONÇALVES JUNIOR e MATHEUS FRANCISCO BATISTA MACIEL, esses são os nomes das "feras" que dia a dia foram construindo conquistas na Jornada Matemática de 2010, um fato inédito na história da E. E. Brasílio Machado, e que, nos encheu de júbilo e de uma alegria ímpar.
E hoje, nada mais justo do que socializarmos esse fato com todos vocês e prestar uma justa homenagem e esses bravos guerreiros que, com estudo, esforço e dedicação chegaram onde chegaram elevando o nome da nossa escola.
E como uma andorinha só não faz verão, sabemos que por trás desses meninos existiu alguém de real  competência e dedicação, que os encaminhou paciente e carinhosamente, e não seria justo deixarmos de mencionar o trabalho fantástico da professora DEISE LÚCIDE VIEIRA DE MELO SOUZA, que durante todo o percurso, agiu como mestra que é, como protetora e como entusiasta na sua árdua missão de ensinar matemática.
E nesse rol de homenagens as nossas salvas de palmas a todos os envolvidos: Os cinco meninos de ouro e sua mestra professora Deise.
MUITO OBRIGADA Á TODOS VOCÊS E CONTINUEM NESSE DIAPASÃO DE TRABALHO E DE CONQUISTAS.


Profª. Lucila Ferreira


Professora Lucila discursando na Cerimônia de Formatura dos alunos das 4ª séries da E. E. Brasílio Machado,
 realizado em 04 de dezembro de 2010.




A nossa Coordenadora Pedagógica, profª. Cleusa Rizzaro faz uma belíssima homenagem aos pais e formandos, em um discurso que emociona a todos os presentes.


PAIS MAUS

Quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia;
Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado e dizer ao dono: " Nós pegamos isto ontem e queremos pagar";
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos;
Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração. Mais do que tudo: Eu os amei o suficiente para dizer-lhes "não", quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso, e alguns momentos até me odiaram. essas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estamos contentes, vencemos! Porque no final vocês venceram também!
E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, quando eles lhes perguntarem se seus pais eram maus, meus filhos vão lhes dizer: “Sim, nossos pais eram maus. Eram os pais mais malvados do mundo."
As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer pão, frutas e vitaminas. As outras crianças bebiam refrigerantes e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne e legumes. E eles nos obrigavam a jantar à mesa, bem diferente dos outros pais que deixavam seus filhos comerem vendo televisão;
Eles insistiam em saber onde estávamos a toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nõs fazíamos com eles. Papai insistia para que lhe disséssemos com que iríamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos;
Nós tínhamos vergonha de admitir, mazelas “violavam as leis do trabalho infantil”. Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossa bagunça, esvaziar o lixo e fazer todo  esse tipo de trabalho que achávamos cruel. Eu acho que eles nem dormiam à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer. Eles insistiam sempre conosco para que disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos;
A nossa vida era mesmo chata. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde. O papai, aquele chato, levantava para saber se a festa foi boa, só para ver como estávamos ao voltar;
Por causa de nossos pais, nós perdemos imensas experiências na adolescência: Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Foi tudo por causa deles;
 Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo de tudo para sermos “PAIS MAUS” como os nossos foram. Que pai você é? Que pai você é? Que professores nós somos?

Texto produzido pelo Dr. Carlos Hecktheur
Médico Psiquiatra




Algumas fotos da Nossa Formatura

A nossa Diretora Marcia Pereira da Rocha Cruz, como locutora da Cerimônia de Formatura



Professores e formandos na execução do Hino Nacional Brasileiro.

                                           

À esquerda professora Nanci, professor Alexandre e professora Patrícia animados para a grande festa, À direita, professor Pedro Henrique idealizador deste blog.

Formandos das 4ª séries

      

domingo, 28 de novembro de 2010

SEJA BEM VINDO AO BLOG DA ESCOLA ESTADUAL BRASÍLIO MACHADO



“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
... Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves


BOAS VINDAS

Queridos alunos, pais, funcionários e amigos da E. E. Brasílio Machado. É com grande satisfação que inauguramos este ano o nosso Blog
. Neste canal on-line, serão publicadas diversas matérias com finalidades acadêmicas e informativas.Com o nascimento deste, buscamos aproximar e oferecer uma maior interatividade da escola com os internautas amigos desta instituição de ensino.

Aqui, você internauta será informado sobre: dicas e sugestões culturais, eventos, trabalhos produzidos pela escola, fotos, vídeos, materiais produzidos por alunos, dentre outras coisas que, com o decorrer de existência deste canal, novidades irão surgindo com o intuito de agregar valores e melhor atender as necessidades e interesses de seus usuários.
As atualizações deste canal virtual serão feitas a cada 15 dias. Dentro de cada ciclo você poderá desfrutar das novidades colhidas ao longo destes dias e publicadas neste blog para ciência e entretenimento de todos.

Sejam todos muito bem vindos!

Atenciosamente,

Prof. Pedro Henrique Soares da Silva Farias
Informática Educacional







Brasílio Machado: Ensino de Qualidade


Considerada uma das escolas mais tradicionais do bairro Vila Madalena, a E. E. Brasílio Machado foi construída em 1952, na gestão do então Governador Lucas Nogueira Garcez (1913/1982), tendo como projetista o arquiteto Hélio Duarte.

Desses anos pra cá, a Escola passou por algumas intervenções em seu projeto inicial. No ano de 2006, através de verba da FDE (Fundação de Desenvolvimento da Educação), a Escola ganhou uma nova quadra poliesportiva, coberta e rebaixada no nível da rua. 
A nossas instituição de ensino conta hoje com cerca de 40 professores, funcionando de tempo integral, tendo recebido diversos prêmios pela qualidade e excelência na educação de nossas crianças.


Planta do espaço físico da nossa escola existente hoje.



E. E. Brasílio Machado
Rua Morás, nº 630
CEP: 05434-020
Vila Madalena - São Paulo/SP
Escola sob a jurisdição da
Diretoria de Ensino Centro-Oeste